.

Histórico da Associação dos Criadores de Pássaros de Ribeirão Preto

A Associação dos Criadores de Pássaros de Ribeirão Preto foi fundada em 20 de outubro de 1957, e declarada de utilidade pública pela lei municipal nº 2820 de 05 de novembro de 1973, registrada sob. nº 263 fls 20 o livro "A" nº 2 de pessoa jurídica. A existência da Associação cumpre a seguinte finalidade:

a) Tem finalidade de regularizar os pássaros perante o IBAMA, como registrá-los, adquirir anéis para criação da espécie, orientar os associados sobre dúvidas que possam ter sobre leis e outros,

b) Auxiliar na preservação dos pássaros da fauna brasileira,

c) Difundir os conhecimentos necessários ao êxito na criação amadora em cativeiro de pássaros silvestres canoros, colaborando desta forma com a preservação dessas espécies.

d) Promover treinos e torneios de cantos para o aprimoramento dos cantos e seleção dos melhores pássaros,

e) Estimular maior congraçamento entre todos os criadores de pássaros.

Hoje temos no País inteiro várias Federações e uma quantidade infindável de cidades que possuem seu clube organizado, com promoções de torneios que motivam os amantes dos pássaros a evitarem suas extinções. Em homenagem aos pioneiros que iniciaram a história desta Associação e que eternizaram seus nomes como pessoas de grande visão futuristas, pois já entendiam a mais de cinquenta anos a ameaça de extinção das espécies, vamos aqui lembrar seus nomes com respeito e o carinho pelo trabalho que nos legaram: Argemiro Favaro, Aniceto dos Santos Lote, Antonio Bordon, Eulindo Rosseto, Diamantino Feliciano Filho, Domingos Aprobatto, Inácio Cotzent, João Soares, Luiz de Andrade, Osvaldo Terreri, Roberto Benedete, Valdemar Teixeira, Gerlado Ferreira de Carvalho, Antonio Brigato, Luiz Areda, Benedito Doceiro, Paulo Sergio Ribeiro, Aparecido Artal, Miguel, Turquinho, Roque Picolé, Jose Caseiro, Mornadini, Valdelino Cruz dos Santos, Iversen Garotti, e, outros que fogem o nome, mas que por certo também deram sua cota de colaboração na implantação da Associação. Inácio Cotzent foi seu primeiro presidente, após seu mandato assumiu Diamantino Feliciano Filho que foi sucedido por Antonio Virgilio Mantovani, que por sua vez passou a presidência a João Batista Ferracini, sucedido por Ernesto Scatena, em cuja gestão foi adquirido um terreno para a futura sede social, na sequência assumiu a presidência Geraldo Ferreira de Carvalho dando início ao sonho da sede própria, assumiu na sequência Hermógenes Petean, que transformou em realidade o sonho da sede própria, construindo a Rua Laguna, 1604- Jd. Paulistano, foi substituído por Silvio Brandani que solidificou ainda mais o patrincia ao José Luiz Lizarelli que foi substituído por Eulindo Rosseto de cuja administração foi adquirido e construído um outro salão social anexo ao já existente, dobrando o patrimônio da Associação. No mandato atual que terá término em dezembro de 2004, está sendo dirigida por Antonio Carlos Barreto da Costa Abreu, com a colaboração efetiva do Sr. José Carlos Biagini, o qual tem vários projetos de melhorias para ampliação do espaço para treinos para pássaros, o qual o sonho seria adquirir um clube de campo com muito verde pois isso realmente combina com a preservação da espécie. O Sr. Roberto Benedete tem seu nome eternizado na Associação como seu Patrono, título que faz justiça e homenageia uma pessoa dinâmica e entusiástica a quem a Associação deve um grande tributo pelos relevantes serviços prestados.

Extinções.

Nós da Associação dos Criadores de Pássaros de Ribeirão Preto temos orgulho em saber que todo esse movimento, de nível nacional, começou com o surgimento da Associação de Ribeirão Preto. No início dos anos cinquenta, uma plêiade de homens idealistas e amantes da aveofauna, preocupados, já naquele tempo, com a avassaladora destruição do meio ambiente entenderam sabiamente que a vida dos pássaros corria um grande risco de extinção. Os passarinheiros da época passaram a exibir seus pássaros sempre em locais que congregassem o maior número possível de pessoas que compartilhavam os mesmos objetivos, onde o bosque municipal foi seu maior palco e assim surgiu, pioneira em todo o País a primeira Associação a proteger e defender as espécies em extinção, transferindo para o cativeiro a criação, já que o meio ambiente cada vez mais destruído, impede e ameaça a existência de espécies importantíssimas da nossa aveofauna.

Desenvolvido by Kurole Web Design